O ácido hialurônico é o melhor ativo para a naturalidade da pele.
- Dra. Sarai Andrade
- 30 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

Em um antigo post nós abordamos o ácido hialurônico como uma grande tendência. Agora vamos observar de forma didática e científica, os benefícios que garantem uma pele mais hidratada e saudável ao longo do tempo.
Do volume ao colágeno: sim, os géis preenchedores a base de ácido hialurônico são revolucionários para a saúde estética, mas você sabe como isso ocorre e como esse ativo é capaz de desempenhar um papel crucial para a sua pele?
Vamos entender como essa belezinha funciona…
O ácido hialurônico é uma molécula que adora água, o que significa que ela tem uma forte capacidade de atrair e segurar bastante água. Para termos uma ideia, cada molécula de ácido hialurônico pode reter até 1.000 vezes seu próprio peso em água. Quando aplicado na derme, este gel espesso cria uma barreira protetora, impedindo que a umidade escape. Isso faz com que ele seja extremamente eficaz em manter a região de aplicação, muito hidratada. O gel funciona como se fosse um reservatório, liberando hidratação para a pele conforme necessário, deixando as camadas da pele continuamente saudáveis.
A presença de A.H. e a hidratação resultante, criam um ambiente propício para a produção de colágeno pelos fibroblastos (fibroblastos são células da pele responsáveis pela produção de colágeno e outras fibras que dão suporte e estrutura à pele. Eles ajudam na reparação de tecidos e na manutenção da firmeza e elasticidade). O aumento do colágeno melhora ainda mais a capacidade da pele de reter água e manter sua estrutura.
Agora que entendemos que além de hidratar a região de aplicação, esse ativo é capaz de estimular o colágeno de maneira sutil, vamos entender como ele funciona sendo um gel preenchedor.

Preenchedores
Os géis de ácido hialurônico (A.H.) utilizados nos nossos procedimentos vêm em diferentes densidades. A densidade do gel refere-se à viscosidade e à capacidade de retenção de forma e volume do produto, e é ajustada para atender às necessidades específicas de diferentes áreas do rosto e tipos de tratamento. Ao atrair água, o A.H. aumenta o volume das camadas da pele, preenchendo espaços entre as células e isso não só traz hidratação, mas também ajuda a suavizar rugas e linhas finas.
Com densidades ajustadas, nós conseguimos proporcionar resultados eficazes e personalizados, melhorando a aparência da pele de maneira natural e segura. Vamos entender de forma prática, como esses preenchedores são adequados para as regiões. Lembrando que cada indivíduo possui indicações específicas para cada tipo de pele e anatomia geral.
Baixa Densidade
Indicações: Usada para tratar linhas finas e superficiais, além de hidratar de maneira profunda a qualidade dérmica. Muito indicado para peles ressecadas, desidratadas e desnutridas
Média Densidade
Indicações: Adequada para tratar rugas finas e superficiais e adicionar volume leve a áreas como sulco nasolabial (bigode chinês), lábios, olheiras, entre outros. Proporciona um bom equilíbrio entre flexibilidade e sustentação, ideal para uma variedade de aplicações faciais.
Alta Densidade
Indicações: Utilizada para adicionar volume significativo e estruturar áreas como malar, mento (queixo) e contorno da mandíbula. Mais espessa e robusta, oferece maior suporte em áreas que necessitam de mais volume e definição.
Por isso sempre lembramos e orientamos os nossos queridos pacientes, que a consulta de avaliação é o momento ideal para se analisar todas as questões de acordo com as expectativas de cada um. A construção do plano de tratamento é justamente esse divisor que define os passos a serem tomados diante da estratégia elaborada pelas nossas doutoras.
Agora que esclarecemos alguns conhecimentos sobre o Ácido Hialurônico, esperamos que esse texto te norteie para compreender melhor não só o que você deseja para a sua face, mas também para o que você precisa.
Comments